Onde está você no mercado?

No passado, marca representava apenas um símbolo que diferenciava uma empresa, seus serviços e produtos. Hoje, maca é tudo que ajuda um cliente a formar opinião sobre a empresa, seus produtos e serviços. Isto é: Envolve além de aspectos visuais. O som característico da Harley Davidson é patenteado. Marca é produto, marca é serviço, marca é… experiência. E é disso que vamos falar.

Tudo pela melhor experiência

O brand design é o que cria toda a experiência: das operações da empresa e serviço ao consumidor até contratos e mídias sociais. Reforça a reputação, a lealdade do cliente, mostra a qualidade de seu produto e exprime o seu valor. Para o sucesso, é importante se manter fiel à verdade por trás da marca.

O que fazer

Como qualquer boa construção, começa numa prancheta. Cada plano é único e pensado com base estratégica para consolidar a marca a longo prazo. Desde o logotipo até criar experiências interativas, desenvolvendo uma influência duradoura com o público. Cada detalhe é feito pensando em transmitir a beleza da marca.






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Logotipos

A marca Nike custa bilhões, porque se alguém usa uma camisa ela é igual às outras, mas se tem o logotipo da Nike, milhares vão pagar R$100 nela. Essa lógica é simétrica a qualquer outra marca. As marcas representam estilos de vida. Um logotipo reflete como as pessoas envolvidas no negócio se sentem em relação a ele. Ele projeta o futuro da marca, se medíocre ou bem-sucedido. Com um logotipo inadequado, você assume riscos. Tenho dito, portanto que este é o maior prejuízo de todos.

Por outro lado, renovar uma marca é renovar o sentimento das pessoas. Não é por acaso que a gigante American Airlines investiu milhões para mudar uniformes, pinturas de aviões, fachadas de prédios quando decidiu mudar seu logotipo, recentemente. Era bom — Ficou melhor. Avalie seu logotipo friamente e responda: Ele está adequado a seus propósitos?

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Identidade Corporativa

Num mundo tão frenético de informações, uma identidade visual planejada destaca a marca em meio à concorrência, pois impressiona pelo profissionalismo. Os bancos sabem tirar proveito do poder que a unidade visual (e linguística) oferece. Pense no Santander: Vermelho vivo, frases positivas, ambientes sofisticados... É assim que funciona.

Nosso cérebro guarda melhor marcas que apresentam esta unidade, e vão sempre relembrar os sentimentos relacionados a ela. Psicologia das cores usadas, estudo tipográfico, criação de fundos, ícones e seleção minuciosa de imagens-chave darão suporte para toda a jornada da empresa, servindo de base para a papelaria corporativa (já inclusa), uniformes, fachadas, mídias sociais, websites, anúncios e qualquer outra apresentação comercial ou não da marca.

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Edições Corporativas

Mais recomendado para empresas médias e grandes. Marcas fortes investem em material informativo com visual atraente e de qualidade. Outras marcas deixam esse material mal apresentado — Contratos, orçamentos, recibos, catálogos, tabelas tarifárias, fichas cadastrais, relatórios, anuários que são impressos como documentos comuns, limitando-se a um papel timbrado.

Esta é uma solução que representa um passo além daquela que engloba a identidade corporativa: Um passo preciso a caminho da excelência na comunicação de sua empresa.

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Conteúdo de Marca

Atrai clientes aos montes a marca que investe em um bom conteúdo. Nunca se falou tanto em content marketing e em branded content como agora. Enquanto o 'Marketing de Conteúdo' foca em criar conteúdo que pode ou não estar relacionado aos serviços e produtos oferecidos pela marca, o 'conteúdo de marca' define o conteúdo sobre a própria marca: A Globo (naming) é mestra no assunto com o "Globo e você, tudo a ver." e o "A gente se vê por aqui." (slogans). É só ouvir o plim-plim (sound brand) e correr para a TV, quando passa aquela vinheta social sobre a seca no sertão (storytelling), todos se emocionam. Além de ter bem definidos os textos oficiais sobre a empresa (história), sua visão, sua missão e seus valores (objetivo, diferencial e projeção futura, respectivamente).

Este trabalho é o que mais exige do cliente, pois envolve informações das quais muitas vezes ele é a única fonte, um "trabalho investigativo" de estudo da personalidade e do passado do mentorda marca e a tradução das informações colhidas em textos profissionais, agradáveis e com uma linguagem própria.

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Apresentações

Tempo é dinheiro. Poupe o tempo de seus interlocutores com gráficos elegantes, animações e imagens que — todos sabem — vale mais que mil palavras.

No mundo dos negócios, a coerência se perde com uma apresentação fraca. Esta máxima se estende a toda e qualquer apresentação: desde a confiança no sorriso, a qualidade de seu cartão de visitas, até aquele slide de projeção de vendas ou de franchising que, dependendo do aval dos interlocutores, podem interferir no futuro de sua empresa.

Apresentações objetivas e de impacto elevam a capacidade de persuasão, pois são eficazes em expressar as ideias com efetividade, o que vai impulsionar o desempenho do orador e suas chances de alcançar seu objetivo.

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Embalagens

Não se pode pensar em agregar valor a um produto sem uma marca. Pode ser o melhor whisky: contido num saco plástico, vai parecer óleo queimado. A embalagem eficaz contém as informações essenciais, como a identificação do produto, quantidade, ingredientes, validade, entre outros. A embalagem também é importantíssima para agregar valor com o uso de uma marca bem planejada e fornecendo informações adicionais, como o público ao qual se destina e os valores que o produto defende. Essa é a função do design.

A compra é quase sempre decidida no ponto de venda e essa decisão é feita em poucos segundos. A embalagem é de longe um fator determinante para o sucesso de um produto. A embalagem tem que ter impacto.

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Vídeos Corporativos

Noventa por cento das informações assimiladas pelo cérebro são visuais. Com os mesmos benefícios de uma apresentação, o vídeo proporciona uma interação muito maior com o público da marca. Vídeos podem ser informativos, promocionais, institucionais, geram muito mais engajamento com a marca, ou seja: o envolvimento de colaboradores e clientes. Vídeos fazem com que o público lembre de uma marca por mais tempo.

Não é à toa que vídeos representam 50% de todo o tráfego de internet previsto em 2017 e 80% (Sim, oitenta por cento!) em 2019. O mesmo estudo indica que 75% preferem conteúdo em vídeo e que 63% foram influenciados por um vídeo antes de fazer uma compra. Ter conteúdo de qualidade fará toda a diferença na produção de vídeos.

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Porquê contratar?

Investir na marca seguramente gera aumento de receita, pois esse investimento gera conexões emocionais valiosas com seus clientes. A marca está por todos os lados, do porta-luvas do seu carro ao lixo do seu escritório. A marca está, principalmente, na cabeça das pessoas. Elas têm sua opinião sobre a marca, e esta opinião pode ser influenciada. Sua marca está causando a impressão certa? Ela é influente?

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